sexta-feira, 9 de novembro de 2007

Estatística TICs Brasil Jul/Ago 2006 - Domicílios

Conforme site: www.cetic.br

  1. Resumo da amostra:
    Número de domicílios visitados: 70.811
    Total de entrevistas completas: 10.510
    -Projeção 53 milhões de domicílios
    Total de entrevistas incompletas ou sobras: 372
    Canceladas: 142
    Recusas: 15.915
    Não correspondia ao perfil da cota pré-estabelecida: 43.872
  2. TIC = Tecnologias da Informação e Comunicação
  3. 97% possuem televisão, 67% celular (18% com aceso a internet), 19% Computador
  4. Dos 19% com computador predominam classes A e B, renda mensal acima de R$ 1.800, regiões sudeste e sul (mesmo assim somente com 24% de domicílios com computador)
  5. Dos projetados 10,2 milhões de domicílios com computador, 85% rodam windows
  6. 14% do total de domicílios (7,7 milhões) têm acesso a Internet, concentrados nas regiões sudeste, centro-oeste e sul (média de 15%), para rendas acima de R$ 1.800, classes A e B
  7. Acesso a internet em sua maioria a partir do computador de mesa
  8. 49% acessam via discado (modem), 40% via banda larga, diferenciando-se a classe social A com 70% de acesso via banda larga (entenda-se banda larga por conexões até 600 kbps, a grande maioria em 128 kbps)
  9. Dos projetados 3,8 milhões de domicílios com acesso a internet sem banda larga, 51% afirmam como obstáculo o custo elevado para migrar para banda larga, 21% afirma não ter necessidade e 13% aponta a falta de infra -estrutura
  10. Dos projetados 45 milhões de domicílios sem acesso a internet, 67% apontam como obstáculo o custo alto do computador (problema menor para a classe A), 31% o custo do acesso (problema para todas as classes)
  11. Dos 153 milhões de brasileiros com 10 anos ou mais, 45% afirmam já ter utilizado computador, maior incidencia para os de grau de instrução médio ou superior, para os de 10 a 24 anos de idade, para os de renda superior a R$ 1.000 e para faixa social A e B
  12. Dos 153 milhões de brasileiros, 33% usou um computador nos últimos 3 meses
  13. Dos projetados 50 milhões de usuários de computador, 50% usa-o diariamente; 43% usa em casa, 25% no trabalho e 25% em lan house, cafés e similares
  14. Dos 153 milhões de brasileiros, 33% afirmam já terem acessado a Internet, destes 27% nos últimos 3 meses

    Dos projetados 46 milhões de usuários da Internet no Brasil em 2006 (conforme critério de acesso a Internet nos últimos 90dias):
  15. 46% afirmam acessar todos os dias, 40% a partir de casa, 44% acessam entre 1 e 5 horas por semana, 70% para motivos pessoais, 50% para motivos educacionais, 78% para se comunicar.
  16. A respeito do uso da Internet para comunicação, 65% enviam e recebem e-mails, 39% usam serviço de mensagens instantâneas, 37% participam de sites de relacionamento, 28% participam de chats e litas de discussão, 10% visualizam blogs e web sites.
  17. 76% buscam informações, 37% sobre entretenimento, 35% sobre bens e serviços, 20% buscam novo emprego, 20% buscam informações sobre saúde, 12% viagem
  18. 71% usam a Internet para o lazer, 33% lêem jornas e revistas, 38% jogam ou fazem download de jogos, 26% fazem o download de filmes, músicas e software, 28% assistem rádio e/ou TV
  19. Somente 17% usam a Internet para serviços financeiros, sendo 12% para consulta a conta corrente
  20. Dos projetados 102 milhões que nunca usaram a Internet, 58% justificam devido a não ter computador em casa, 51% a não saber utilizar um computador, 44% dizem não ter necessidade, 22% afirmam não ter habilidade necessária com Internet, 16% não têm Internet em casa
  21. Dos projetados 51 milhões que já acessaram a Internet, 14% já compraram produtos e serviçoes pela Iternet, 6% há menos de 3 meses, 11% nos últimos 12 meses, 13% compraram eletrodomésticos, 21% filmes e música, 30% livros, jornais ou revistas, 23% equipamentos eletronicos, 20% computadores e equipamentos de informática, 13% roupas, 50% pagam no cartão de crédito, 40% via boleto bancário, 91% afirmam não ter problemas ao adiquirir tais produtos pela Internet
  22. Dos projetados 44 milhões que já acessaram a Internet mas não fizeram compras, 44% não têm interesse, 40% prefere comprar pessoalmente, 20% precupam-se com segurança, 17% não confia no produto que irá receber
  23. Dos projetados 51 milhões que já acessaram a Internet, somente 4% já divulgou ou vendeu algum bem ou serviço pela Internet
  24. Dos 153 milhões de brasileiros, 15% afirmam dispor de R$ 2k para comprar um computador, 28% R$ 1,5k, 43% R$ 1k, 55% R$ 0,5k e 65% R$ 0,3k - para acesso a internet 63% afirmam dispor de mensais R$ 10, 54% R$ 20, 45% R$30, 35% R$ 40, 29% R$ 50, 19% R$ 70, 15% R$ 80
  25. Dos 153 milhões de brasileiros, 60% afirmou ter usado telefone celular nos últimos 3 meses, 46% afirmam possuir telefone celular
  26. Dos projetados 71 milhões de celulares, 89% são pré pagos, 39% possuem acesso a Internet

    e por fim,
  27. Dos projetados 92,7 milhões de pessoas que usamtelefone celular, 74% efetua chamadas, 46% envia e recebe SMS, 10% acessar músicas ou videos em geral, 5% acessa a Internet

Nenhum comentário: