sábado, 17 de novembro de 2007

O exemplo do YouTube

Site http://www.youtube.com/

O site YouTube se transformou em verdadeiro fenômeno na Internet, como exemplo clássico da Web 2.0, haja vista seu conteúdo ser gerado pelos próprios usuários.

Como breve histórico, foi fundado em fevereiro de 2005, e em novembro recebeu funding do Sequoia Capital, lançando o site em dezembro do mesmo ano. Em novembro do ano seguinte (2006), foi comprado pelo Google. por US$ 1,65 bi.

Segue o link do vídeo dos fundadores a respeito da aquisição do Google: http://www.youtube.com/watch?v=QCVxQ_3Ejkg

Em agosto de 2006, segundo o http://www.wired.com/, haviam 72.1 milhões de usuários globais do YouTube. A comunidade criada desde o início ditava as regras de funcionamento do site, onde videos profissionais e comerciais eram repudiados - o forte do site sempre foi o amadorismo, a possibilidade de amadores terem um canal de distribuição de vídeos via Internet.

Em maio de 2007 lançou programa YouTube Partners para oferecer participação na receita dos anúncios aos produtores amadores de vídeos mais visitados, extendendo o que antes era oferecido somente aos produtores comerciais; em 15 de junho, lançou o YouTube Mobile, em xHTML e baseado em 3GP e RTSP.

O Brasil é hoje o 5o. país em número de acessos (segundo Valor de 24/10/07).

Alguns elementos de sua estrutura funcional:


  1. Site multiregional, multilingual
  2. Grande facilidade de navegação e busca
  3. Abordagem simplificada ao tema
  4. Interface intuitiva
  5. Classificação de base formada por: "Lista Geral de Videos", "Categorias", "Canais", "Comunidade"
  6. Ao selecionar "Canais" o usuário passa a receber os novos vídeos conforme são postados no site YouTube
  7. Utiliza como base Flashplayer 7.0 para apresentar os vídeos os quais são formatados após upload
  8. Há controle efetivo de conteúdo adulto, não permitido

Nenhum comentário: