sábado, 15 de dezembro de 2007

Companhias mais inovadoras - 2007

Base Valor 30/11/07


Segundo o ranking Technology Pioneers 2008, elaborado pelo Fórum Econômico Mundial: http://www.weforum.org/techpioneers




Tecnologia da Informação

  1. Admob (EUA) - (http://www.admob.com/) - marketplace voltado para publicidade unindo grandes empresas (como Coca-Cola, eBay, ESPN...) e publishers, portais do ambiente web móvel. As campanhas são criadas de forma a especificar operadora, aparelhos, sistema operacional, tipo de público, etc. Os portais são no melhor estilo Web 2.0, permitindo adição de conteúdo de todos os usuários. Cada portal escolhe a linha de anúncios que pode ser feita em seu site. Exemplos de portais para acessar via mobile: http://www.mocospace.com/; http://www.peperonity.com/; http://www.click4wap.com/.

  2. Arteris (França/EUA) - (http://www.arteris.com/) empresa desenvolvedora de método revolucionário de engenharia para fabricação de chips com Network on Chip, capaz de minimizar gasto com energia, melhorar performance e adequar modelo para que os Systems on Chip cada vez mais demandados sejam suportados adequadamente.

  3. Clearwire (EUA) - (http://www.clearwire.com/) empresa de telecomunicações voltada ao serviço de provimento de banda larga para acesso a Internet em casa, fora de casa (via cartão em notebook) e bundle de voz. Ao optar por contratá-la, compra-se um dos kits de instalação após verificar se sua residencia ou escritório está dentro da área de cobertura - o kit é auto-instalável e a habilitação é automática. Para usufruir do serviço paga-se uma mensalidade + conta de telefone se este for o caso.

  4. Garlik (Reino Unido) - (http://www.garlik.com/) inventou uma espécie de índice chamado QDOS, o qual pretende apontar numericamente a popularidade, influência/impacto, individualidade e atividade de cada indivíduo online. Através do registro gratuito usando nome e código postal (!) um questionário básico é aplicado e, segundo o site, utilizando verificações on-line dos temas acima, chega-se a um primeiro índice numérico. A partir daí cada usuário deve informar ao site todas as conexões realizadas na internet para que o índice cresça - o maior é o melhor. Possuem também o Data Patrol, o qual mediante assinatura pretende garantir segurança aos usuários da web no Reino Unido, no que toca o uso indevido da identidade online, inclusive para obtenção de crédito.

  5. Imaginatik (EUA) - (http://www.imaginatik.com/) Empresa especializada em tecnologia e processos de Inovação, cuja missão é auxiliar as companhias a inovar, oferecendo insights exclusivos - utilizam software próprio (chamado Idea Central) e processos de negócios, prometendo ROI de 927% em média, após 2 anos.

  6. Innovative Silicon (Suíça/EUA) - (http://www.innovativesilicon.com)/) - este site pesquisa vôos, hotéis e aluguel de carros, tipo bondfaro ou buscapé. O sex appeal aqui é pesquisar e apresentar as melhores ofertas ordenadas por preço para que o usuário escolha qual companhia contratar. O site oferece ainda muitas possibilidades espertas de pesquisa - por exemplo, quais as tarifas mais baratas em dezembro para tal trecho.

  7. Lumio (EUA) - (http://www.lumio.com/) - Lumio desenvolve, patenteia e vende módulos óticos inteligentes para entrada e saída de dados, baseados em tecnologia de interface virtual. A idéia é projetar a imagem de qualquer teclado ou conjunto de botões e ter dispositivos que detectem o movimento - ou seja, a cada toque na imagem gerada, uma espécie de radar detecta qual parte foi tocada e traduz em um impulso de entrada para qualquer sistema. O site mostra um exemplo de um teclado de celular que funciona na base de projeção, porém pode ter inúmeras outras aplicações. Muito interessante!

  8. Medio Systems (EUA) - (http://www.medio.com/) no mesmo estilo que AdMob comentada acima, pretende ser um marketplace para anunciantes e donos de sites para celulares. Além disto oferece uma aplicação de busca (como Google e Yahoo) para operadoras, oferecendo links patrocinados de acordo com os resultados das pesquisas. T-mobile, Verizon, Telus e Sprint já utilizam.

  9. Meraki (EUA) - (http://meraki.com/) oferece hardware e serviços de rede ponto multiponto, com tecnologia própria onde cada novo assinante passa a ser um repetidor, prometendo cobrir enormes áreas com o menor custo possível (10% do custo regular de uma rede PMP). Possui produtos Standard, Professional e para Carriers, além de hosting e mensageria.

  10. Polar Rose (Suécia) (http://www.polarrose.com/) - criaram engine para permitir a identificação das fotografias encontradas na Internet. Cada foto apontada por algum colaborador, recebe um pin eletrônico no formato de uma rosa, o qual permite o registro do nome do fotografado.

  11. Qliktech (Suécia) (http://www.qliktech.com/) oferece uma ferramenta de BI de implementação rápida. Através de interfaces intuitivas, permite inúmeras queries apresentado resultados em formato gráfico.

  12. Roundbox (EUA) (http://www.roundbox.com/) vendem uma suite de software cliente servidor para operadoras de redes celulares e operadoras de broadcast. Tal sistema pretende ajudar as operadoras a desenvolver uma nova variedade de serviços maximizando a rentabilidade de suas redes.

  13. Speedbit (Israel) (http://www.speedbit.com/) - com declarados 150 milhões de usuários, oferecem software gratuito para download em português do Brasil, (chamado Download Accelerator Plus - DAP) visando gerenciar todos os downloads de arquivos via web, com recursos de continuidade em caso de queda de conexão, prometendo melhor performance. O modelo de fornecimento prevê também licenças pagas e o Speedbit Video Accelerator, para os vídeos baixados do You Tube.

  14. Transclick (EUA) - (http://www.transclick.com/) - oferece um gateway para tradução on-line, em tempo real, de 16 línguas de/para Inglês, para envio de mensagens SMS, e-mail e Instant Messaging. O serviço é disponibilizado para diversas plataformas de sistemas de celulares, como Blackberry, J2ME, Windows Moblie e outros, via 30 day trial + assinatura mensal.

  15. Wikimedia Foundation (EUA) - (http://www.wikimediafoundation.com/) A frase que define esta fundação sem fins lucrativos é: "Imagine a world in which every single human being can freely share in the sum of all knowledge. That's our commitment.". Jimmy Walles, fundador da http://www.wikipedia.com/, iniciou uma nova era na Internet ao atrair milhões de usuários para seu site, com o objetivo de contribuir gratuitamente com conteúdo intelectual, através da edição livre de textos - qualquer usuário pode alterar o texto alheio, sem qualquer restrição. O resultado deste método é uma coletânea livre de informações que contém desde textos de excepcional qualidade até desprezíveis e inúteis - porém, seu trunfo vai muito além de oferecer mais itens que qualquer enciclopédia privada do planeta (hoje com mais de 2 milhões de temas em inglês) - os artigos são corrigidos e atualizados rapidamente, há uma legião de intelectuiais e amadores-experts (conhecidos como Pro-Am) nos temas, prontos para editar e complementar os textos, todos sem exceção podem participar resultando numa experiencia maravilhosamente rica. Neste sentido foram criado também: Wikibooks (para publicação de livros não ficção), Wikiversity (para textos e artigos educativos), Wikitionary (dicionário comunitário), Wikiquote (para citações), Wikispecies (diretório de espécies), Wikinews (notícias), Wikisource (documentos) e Wikicommons (todos os tipos de medias). Todas as línguas são suportadas, tendo destaque as que mais contém artigos em cada área.

  16. Yandex (Russia) - (http://www.yandex.com/) é a ferramenta de busca mais acessada pelos Russos, com 55% da preferência dos usuários (é o único país que tem uma ferramenta de busca produzida localmente com tanto sucesso - no restante o Google triunfa). Com 4 milhões de visitantes por dia, oferece um conglomerado de ferramentas incluindo e-mail gratuito com anti-spam, últimas notícias, free web hosting, enciclopédia, dicionário, shopping, ente outros.

Biotecnlologia e Saúde

23andMe (EUA)
Accuray (EUA)
Anecova (Suíça)
Insightec (Israel)
Mondobiotech (Suíça)
Neurosynaptic Comm. (Índia)
Nulens (Israel)
Oxitec (Reino Unido)
Raindance Technologies (EUA)
Resverlogix Corp. (Canadá)
Rincon Pharmaceuticals (EUA)
Signa Chemistry (EUA)

Energia e Meio Ambiente

Cima Nanotech (EUA)
Fluxxion (Holanda)
Gridpoint (EUA)
Hycrete (EUA)
LS9 (EUA)
Nanostellar (EUA)
Primafuel (EUA)
Silver Spring Networks (EUA)
Skysails (Alemanha)
Unidym (EUA)

Nenhum comentário: