terça-feira, 4 de dezembro de 2007

Outras métricas para sites na Internet

Segundo Valor 04/12/07

  1. Há muitas medidas de sucesso para sites na Web:
  2. Hit - representa cada "requisição de arquivo" ou "item" de uma determinada página, assim, não é mais levado em consideração
  3. Páginas Visitadas - número de vezes que os internautas acessam as páginas de determinado site, ainda utilizado, porém ineficiente para sites que se utilizam de tecnologia AJAX (JavaScript assíncrono e XML) - tal tecnologia aponta um só page view em páginas com conteúdo que se carrega automaticamente
  4. Sessões de usuário - esta medida deveria ser a ideal por, em teoria, contar um usuário por sessão - porém, na prática também se mostra ineficiente pois quem estabelece a ssessão é o navegador (browser). Assim, n sessões em um site num determinado período de tempo, pode representar n usuários, pode ser uma parcela de usuários com mais de uma sessão cada ou ainda um único usuário abrindo as n sessões
  5. Duração e tempo gasto - mede por quanto tempo uma pessoa esteve interagindo com a página
  6. Complementando, os anúncios de busca cobram dos anunciantes somente quando algum usuário o clica; os anúncios pre roll (que são veiculados antes de vídeos) apontam exatamente quantas vezes foram vistos

Segue nova lista mundial, com base em www.comScore.com, de Set/07:

Visitantes únicos

  1. Google Sites
  2. Microsoft Sites
  3. Yahoo Sites
  4. Time Warner Network
  5. eBay
  6. Wikipedia
  7. Fox Interactive Media
  8. Amazon
  9. Apple
  10. CNET Networks

Tempo Gasto

  1. Microsoft Sites
  2. Yahoo Sites
  3. Google Sites
  4. Time Warner Network
  5. Fox INteractive Media
  6. eBay
  7. Facebook
  8. Tencent
  9. Lycos Sites
  10. SINA Corporation

Páginas Visitadas

  1. Google Sites
  2. Yahoo Sites
  3. Microsoft Sites
  4. Fox INteractive Media
  5. Facebook
  6. eBay
  7. Time Warner Network
  8. Tencent
  9. Lycos Sites
  10. Baidu

Um comentário:

Anônimo disse...

Lembra que eu disse que minha impressao era que o Google era mais acessado? Talves internautas ainda nao gastem muito tempo nele pois o Yahoo tem um serviço que o Google ainda não tem - o Yoahoo Compras.